Eu acho que falta de pudicícia é isso…

GuitarlessonMaiores explicações (ou não) estão primeiro aqui, depois ali e acolá. A gravura ao lado chama-se singelamente Guitar Lesson (1934) e causou certo escândalo ao mostrar uma púbere sendo molestada sexualmente por sua professora. Aprendam, meninos; isto sim é falta de pudicícia! A propósito, no próximo 29 de fevereiro fará cem anos que seu autor, Balthus (1908 – 2001), nasceu. Apesar disto, a produção de Balthazar Klossowski de Rola não era nada bissexta, era antes copiosa, cheia de meninas púberes em poses lânguidas. Mas não se enganem, foi um imenso pintor e sua produção é significativa e variada.

9 comments / Add your comment below

  1. Esse é com certeza o quadro mais impudico do Balthus, mas não está entre os meus preferidos. É bonito, não é de mau gosto, mas parece ter sido pintado com o forte objetivo de épater la bourgeoisie. É um grande pintor, não?
    Um abraço,
    Marcos

  2. Hermê, o meu já passou desta fase.

    Fico enternecido pensando nas famílias lendo juntas tuas análises políticas e os relatos de tua relação amorosa com Reinaldo Azevedo.

    :¬)))

    Abraço.

  3. É que eu esqueci de dizer qual família: a Família Monstro.

    Não o quadro de mal gosto. Inclusive ele é fiel ao nome de batismo, porque se vocês forem reparar, a jovem está sendo dedilhada como se uma guitarra fosse. Que sutileza!

  4. Pingback: Radar «

Deixe uma resposta