Texto matemático: onde está o erro?

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dois-igual-a-umConsidere que “x = y”.

1) x² = xy

2) x² – y² = xy – y²

3) (x + y)(x – y) = y(x – y)

4) x + y = y

5) 2y =y

6) 2 = 1

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3 ideias sobre “Texto matemático: onde está o erro?

  1. Dê uma olhada na passagem de 3) para 4).

    (x + y) (x-y) = y (x-y) para x + y = y

    Aqui estamos dividindo ambos os lados por x-y. Como x = y, então x – y = 0. Então, nesta etapa, estamos fazendo uma divisão por zero, o que é uma indeterminação e leva ao resultado ilógico de 2 = 1.

  2. Ao eliminar (x-y) em ambos os lados da equação no passo três do desenvolvimento, ocorre que se divide (x-y) por (x-y). Como x=y, x-y=0. Então estamos dividindo zero por zero neste passo, o que é uma espécie de incongruência matemática, pois o denominador de uma fração não pode ser zero. O resultado prático é que assim se adiciona uma unidade a um dos membros da equação se consideramos 0/0=1, e isso não procede.

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